Refrigeração
O sistema de arrefecimento é o sistema que controla a temperatura do motor a explosão de um automóvel.
Portanto quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumentará seu desempenho.Para começar temos 2 tipos de refrigeração do motor num automóvel: a ar e e por líquido. Dentro da refrigeração por líquido temos o sistema simples de termosifão e o sistema de refrigeração forçada via bomba de água. Em ambos os casos, o sistema é pressurizado e estanque.
Refrigeração por ar
Os motores com pouca necessidade de arrefecimento devido às suas características de utilização e de potência específica utilizam o sistema de refrigeração por ar, quer seja forçada ou por simples convecção. Como exemplos mais conhecidos, temos o VW Carocha, o Citroën 2CV e grande parte das motos monocilíndricas.
Refrigeração líquida por termosifão
Este tipo de refrigeração é utilizado hoje em dia em geradores diesel ou motores estacionários de baixa potência.
Devido à sua simplicidade - não necessita de bomba de água, radiadores com circuito de disparo dedicado, elementos que encarecem uma viatura - este sistema foi adaptado em carros citadinos e nos primórdios do automóvel. Como exemplo, podemos dar o Fiat 500 "Topolino".